Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/03/16 às 19h57 - Atualizado em 29/10/18 às 15h55

Comissão Distrital do ZEE-DF realiza terceira reunião

No encontro, o grupo conheceu estudos técnicos do pré-zoneamento

 

Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF

 

Brasília (16/03/2016) – A Comissão Distrital do Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF) realizou sua terceira reunião plenária na tarde de ontem, dia 15. O encontro, ocorrido na Escola de Governo do DF, teve como objetivo apresentar estudos técnicos que estão sendo produzidos no âmbito da Coordenação Geral Técnica e, assim, alinhar o grupo sobre o andamento dos trabalhos.

 

Maria Sílvia Rossi, da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), iniciou as apresentações falando sobre impactos da poluição atmosférica na saúde humana no DF, com análises baseadas na tese de doutorado produzida por Weeberb Réquia em parceria com o Instituto de Geociência da Universidade de Brasília (UnB) e da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard.

 

“São dados que tratam da qualidade de vida da população, mostrando como os padrões de edificações e o uso de veículos automotores contribuem para a ocorrência de doenças cardiorrespiratórias. Ou seja, são informações relativas à densidade populacional e ao adensamento urbano que podem contribuir com o planejamento territorial e, assim sendo, importam para o ZEE-DF”, disse Maria Sílvia Rossi.

 

Na sequência, foi apresentada uma proposta de alternativas locacionais para empreendimentos produtivos no DF, com análises técnicas produzidas por servidores das Secretarias de Economia e Desenvolvimento Sustentável (SEDS), de Gestão Territorial e Habitação (Segeth) e de Mobilidade (Semob). “São estudos que analisam a necessidade de diversificação da base produtiva do DF, visando fomentar a matriz econômica da região e gerar emprego e renda para a população, inclusive com a atração de atividades industriais”, esclareceu Luciano Menezes de Abreu, da SEDS.

 

Por último, foram debatidas questões acerca da disponibilidade hídrica no DF e relativas ao ordenamento e monitoramento territoriais. De acordo com a Coordenação Técnica do ZEE-DF, temas estes estruturantes e fundamentais para a definição do pré-zoneamento. Para as próximas reuniões, estão previstos debates sobre as diretrizes gerais do zoneamento, indicadores associados e base de dados.

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ZEE-DF