Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/07/15 às 2h00 - Atualizado em 29/10/18 às 15h56

Coordenação Política do ZEE-DF realiza segunda reunião

Grupo debateu proposta para o desenvolvimento produtivo do DF

 

Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF

 

Brasília (31/07/2015) – Secretários de Estado que compõem a Coordenação Geral Política do Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF) se reuniram ontem, dia 30, na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Neste segundo encontro dos coordenadores, a equipe da Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável (SEDS) apresentou a versão preliminar do projeto Brasília TradeNet, cujas diretrizes devem nortear a construção de uma política de desenvolvimento produtivo para o DF.

 

Em sua explanação, Apolinário Rebelo, Subsecretário de Atração de Negócios e Investimentos, da SEDS, destacou os principais objetivos do projeto: desenvolver o DF e a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF), bem como preservar Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. “Nós, da SEDS, acreditamos que o Distrito Federal precisa diversificar as atividades econômicas, incentivando a instalação de indústrias nas bordas do DF e fomentando a criação de cadeias produtivas que transbordem para os municípios vizinhos”, afirmou.

 

Durante a reunião, novamente foi destacada a necessidade de ser elaborada – e formalmente validada –, por parte do Governo de Brasília, uma Política de Desenvolvimento Produtivo do DF convergente com os planos setoriais de planejamento e ocupação do território. Thiago Andrade, Secretário de Gestão Territorial e Habitação (Segeth), lembrou, por exemplo, a importância de compatibilizar a proposta de localização de indústrias com as áreas já previstas no Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). Citou, inclusive, um eixo de desenvolvimento posicionado no setor industrial da Ceilândia, cuja região também prevê investimentos de mobilidade.

 

Em um próximo encontro, por sugestão do Secretário do Meio Ambiente, André Lima, a Coordenação Geral Técnica do ZEE-DF apresentará uma análise conjunta do projeto Brasília TradeNet e seus desdobramentos, de modo a subsidiar os coordenadores políticos para uma melhor avaliação do tema. Estiveram na reunião os seguintes Secretários de Estado: Thiago Andrade (Segeth), André Lima (Sema), José Guilherme Leal (Seagri), Arthur Bernardes (SEDS), Leany Lemos (Seplag), Carlos Tomé (Semob) e Paulo Salles (SECTI).

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ZEE-DF