Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/10/16 às 18h45 - Atualizado em 29/10/18 às 15h55

ZEE-DF é apresentado em seminário da Embrapa

Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF

 

Brasília (20/10/2016) – O Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF) foi tema de palestra ministrada hoje no IV Seminário da Rede AgroHidro. O evento, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) durante esta semana – entre os dias 17 e 22 –, está reunindo especialistas da área de recursos hídricos para debater o tema “Água e Agricultura: incertezas e desafios para a sustentabilidade frente às mudanças do clima e do uso da terra”.

 

Maria Sílvia Rossi, representante da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) na Coordenação Geral Técnica do ZEE-DF, apresentou estudos técnicos produzidos ao longo do processo de elaboração do zoneamento, dando destaque às análises de disponibilidade hídrica, bem como à qualidade e quantidade da água.

 

Segundo ela, muito tem se falado sobre a crise hídrica enfrentada em vários Estados brasileiros, mas nem sempre mostram a relevância do planejamento e da gestão do território nesse processo. “O ZEE-DF tem a água como seu elemento estrutural. E essa decisão não foi tomada à toa. Qualidade e quantidade de água têm sido itens primordiais ao se tratar do uso e da ocupação do solo”, ressaltou.

 

Durante o seminário, o chefe-geral da Embrapa Cerrados, Cláudio Karia, citou o atual cenário de estresse hídrico como o momento oportuno para expor para a sociedade as soluções que os cientistas e pesquisadores estão buscando.

 

Saiba mais

A Rede AgroHidro foi proposta, inicialmente, por um grupo de pesquisadores da Embrapa, face aos desafios associados às crises de suprimento de alimento e de água no mundo. Criada há sete anos, conta com parcerias estratégicas de diversas universidades e instituições governamentais, bem como com a participação de vinte Unidades da Embrapa e mais de 36 instituições externas.

 

O objetivo principal da Rede AgroHidro é contribuir para a interação entre profissionais e instituições nacionais e estrangeiras na busca por soluções voltadas à sustentabilidade, especialmente nas relações entre os recursos hídricos e as cadeias produtivas agropecuárias e florestais. Visa à melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais e da população em geral, promovendo o avanço do conhecimento e das tecnologias para o uso eficiente da água.

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ZEE-DF