Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/09/16 às 20h15 - Atualizado em 29/10/18 às 15h55

ZEE-DF comparece em workshop sobre AMB

Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF

 

Brasília (29/09/2016) – Promover uma reflexão crítica, atualizada e prospectiva sobre a Área Metropolitana de Brasília (AMB). Este foi um dos objetivos do workshop promovido ontem e hoje pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), o Institut de Recherche pour le Dèveloppement (IRD/França) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Durante dois dias, o auditório do Centro de Apoio e Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da UnB recebeu acadêmicos, especialistas, estudantes e técnicos para debates e troca de experiências sobre a região, composta pelo DF e doze municípios goianos do entorno.

 

No evento, intitulado Perspectivas para o desenvolvimento da Área Metropolitana de Brasília (AMB): território e ambiente, ocorreram diversos painéis de discussão. Em um deles, o economista Alexandre Brandão, da Codeplan, tratou dos cenários de longo prazo do ZEE-DF, apresentando metodologias, indicadores e desafios do processo de construção.

 

“Para entender a Área Metropolitana de Brasília, é preciso compreender as questões ambientais e sociais da região”, lembrou Alexandre Brandão, ressaltando também a importância de se conhecer e entender a dinâmica entre o DF e a Área Metropolitana de Brasília, bem como a relação com as demais regiões do Brasil e do mundo. “Por abordar o ecológico e o econômico, o ZEE pode ser, se implementado com eficácia, a grande resposta para o planejamento do território”, completou.

 

Benny Schvasberg, Professor da Faculdade de Arquitetura da UnB, foi outro painelista que citou o ZEE como instrumento fundamental para o desenvolvimento do DF e Entorno. “Um dos desafios para o desenvolvimento da Área Metropolitana de Brasília seria a formulação de um Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) articulado com ZEE, PDOT [Plano Diretor de Ordenamento Territorial], PDTU [Plano Diretor de Transporte Urbano] e planos diretores municipais”, destacou.

 

Saiba mais

O projeto de pesquisa “Desenvolvimento, Território e Ambiente: as transformações e perspectivas na Área Metropolitana de Brasília (AMB)” está em andamento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, vinculado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da UnB. Discute os espaços metropolitanos como uma forma predominante de configuração espacial contemporânea cada vez mais densa, concentrada e complexa. Analisa questões que extrapolam os limites políticos e administrativos dos municípios, tais como: violência, segregação social, obstáculos à mobilidade urbana e degradação ambiental. Busca compreender a configuração territorial, formação social, problemas, potencialidades e perspectivas de desenvolvimento da Área Metropolitana de Brasília.

Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ZEE-DF