No encontro, equipe técnica teve acesso à versão preliminar do pré-zoneamento
Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF
Brasília (20/11/2015) – Foi realizada, na tarde de hoje, a segunda reunião da Comissão Distrital do Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF) em 2015. Cerca de trinta servidores indicados ao grupo estiveram na Escola de Governo do DF, onde puderam conhecer os estudos técnicos que vêm sendo produzidos no âmbito da Coordenação Geral Técnica e têm subsidiado as decisões de pré-zoneamento.
Durante o encontro, além de se atualizarem quanto ao andamento dos trabalhos, os membros da Comissão Distrital do ZEE-DF tiveram acesso às análises e mapas que deram origem a uma proposta inicial de duas grandes áreas de zoneamento – a Zona de Diversificação e Dinamização Produtiva e a Zona de Prestação de Serviços Ecossistêmicos –, que servirão de base para a definição de diretrizes e subzonas.
“É nessa fase de pré-zoneamento que começam a ser tomadas as decisões de planejamento que, a partir de indicações e diretrizes, influenciarão diretamente na gestão do território”, esclareceu Maria Sílvia Rossi, representante da Secretaria de Meio Ambiente na Coordenação Técnica do ZEE-DF. “É fundamental contarmos com o auxílio da Comissão Distrital nesse momento, dado todo o conhecimento técnico e a vasta experiência dos colegas. Muitos trabalham com o ZEE-DF há alguns anos e, ademais, conhecem a fundo o DF e suas características territoriais”, continuou.
Também foram apresentados documentos técnicos que vêm sendo redigidos conjuntamente pelas Secretarias de Estado que compõem a Coordenação Técnica do ZEE-DF (Sema, Segeth, Seagri e SEDST). Entre eles, uma análise histórica do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) e estudos técnicos referentes a políticas públicas de desenvolvimento produtivo para o DF. Ao final da reunião, foi criado um subgrupo de trabalho que terá a missão de aprofundar análises e participar do processo de construção de diretrizes e subzonas do ZEE-DF.
ZEE-DF