Vanessa Cortines, da equipe ZEE-DF
Brasília (11/03/2016) – A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) está participando, nesta semana, em Singapura, do treinamento do Banco Mundial para representantes dos municípios que compõem o Programa Cidades Sustentáveis, do GEF (Fundo Global para o Meio Ambiente). Ontem, dia 10, a assessora especial Carolina Schäffer apresentou estudos técnicos do Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF) como ferramenta de planejamento sustentável do território à luz dos aspectos socioeconômicos e ambientais.
Leia também:
Capital do País adere ao Programa Cidades Sustentáveis
Saiba mais
O Programa Cidades Sustentáveis reúne uma série de ferramentas que contribuem para que governos e sociedade civil promovam o desenvolvimento sustentável nos municípios brasileiros. O projeto oferece uma plataforma que funciona como uma agenda de sustentabilidade, incorporando as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural. Sua abordagem inclui diferentes áreas da gestão pública por meio de doze eixos temáticos (cada qual um indicadores associados, casos exemplares e referências de excelência).
O Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility – GEF) foi criado em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), conhecida como ECO-92. É um gerenciador financeiro e investidor dedicado aos setores de recursos naturais de energia e meio ambiente. No Brasil, financia importantes projetos de redução do desmatamento, uso sustentável do solo e conservação do meio ambiente.
ZEE-DF